4 fatores para te ajudar ao decidir comprar ou não comprar um imóvel


Alugar imóveis

Por: Chave Fácil | 14 fevereiro 2017


Para não cometer erros no momento de decidir entre comprar um imóvel ou não, é importante levar em consideração 4 aspectos relevantes sobre suas preferências pessoais. São eles:

1 – Flexibilidade

Primeiramente, considere o seu desejo por flexibilidade. Você gostaria de morar para sempre no mesmo imóvel? Ou é daquele tipo de pessoa que precisa sempre variar as regiões onde vive?

Se você atende mais ao segundo perfil, talvez deva optar pelo imóvel alugado, porque os custos de transação para a compra de imóvel são altos. Corretagem, advogados, custos de registro e de obtenção de documentos e impostos podem facilmente totalizar de 10% a 15% do valor do imóvel.

Por outro lado, existem pessoas que não se importam em morar sempre na mesma casa ou apartamento e facilmente criam vínculos com os bairros onde moram. Em outros casos, são pessoas com mais idade, que buscam uma estabilidade.

Para esse segundo perfil a compra de um imóvel parece, sim, a melhor escolha.

2 – Mobilidade

Há quem esteja o tempo todo circulando, seja por motivos profissionais, seja pelo desejo de viajar. Variar é o que importa. Hoje, a internet acaba facilitando para quem leva esse estilo de vida. De qualquer ponto do mundo, é possível realizar as mais diversas tarefas.

Para essas pessoas, o mais indicado é alugar.

No entanto, há quem precise se manter próximo a familiares e amigos ou até mesmo aos vizinhos que acaba conhecendo. São aquelas pessoas que criam vínculos com atendentes do comércio local e já conhecem com a palma da mão cada detalhe do entorno onde vivem.

Nesse caso, o ideal é comprar um imóvel.

3 – Segurança

Até certo tempo atrás, a propriedade de um imóvel era sinônimo de garantia e segurança. Se você também pensa dessa forma, invista em um imóvel.

Quem aluga está sempre exposto a alguns riscos, como ter de devolver o imóvel para o locador.

4 – Relações de poder

No imóvel alugado, quem sempre manda é o proprietário. Em casos de reforma, consertos e melhorias é sempre ele quem vai decidir quando e o quanto pode ser feito.

O proprietário pode resistir, por exemplo, a mudanças estéticas no imóvel, alegando que o bem pode ser descaracterizado ou ficar muito com a cara do inquilino.

Quem aluga precisa ter consciência de que não faz sentido econômico fazer grandes modificações no imóvel e que dificilmente conseguirá uma casa ou apartamento que seja exatamente o que procura.

Seja para comprar ou alugar um imóvel, conte sempre com o Chave Fácil. Temos diversas opções de casas e apartamentos em cidades de todo Brasil. Veja aqui.

(Visited 24 times, 1 visits today)


Post relacionados

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.