Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WpGoogleTagManager has a deprecated constructor in /var/www/blog.chavefacil.com.br/wp-content/plugins/wp-google-tag-manager/wp-google-tag-manager.php on line 44 5 Dicas para renegociar financiamento de imóvel

5 Dicas para renegociar financiamento de imóvel


Comprar imóveis

Por: Chave Fácil | 14 setembro 2015


O financiamento de imóvel é uma das alternativas mais utilizadas por quem deseja adquirir a casa própria. No entanto, muitas pessoas optam pelo financiamento sem ter um planejamento financeiro e em alguns casos acabam não conseguindo bancar as parcelas. Se essa é sua situação, confira algumas dicas para renegociar financiamento de imóvel.

Utilizar o FGTS para cobrir parte da dívida

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um recurso muito utilizado na compra de imóveis. Mas também pode ser uma das soluções viáveis para amortizar o valor do financiamento de imóvel. Dependendo do saldo do FGTS, é possível quitar parte do financiamento e não extrapolar os prazos de pagamento da dívida.

Usar FGTS para pagar parcelas do financiamento

O FGTS pode ser utilizado também para o pagamento das prestações do financiamento, podendo quitar até 12 parcelas do total, dentre essas até três que estiverem vencidas. Esse recurso pode ser utilizado outras vezes durante o financiamento, mas é necessário ficar de olho nas datas do saque, pois ele pode ser realizado somente a cada dois anos.

financiamento-de-imovel-dicas

Migrar a dívida para outro banco

De acordo com matéria publicada na Exame, desde de 2014 é possível realizar a portabilidade do crédito, ou seja, transferir a dívida de uma instituição para outra. Essa opção só é vantajosa nos casos em que os juros são menores do que no banco atual. Mas essa medida não garante que o prazo de pagamento da dívida seja prorrogado.

Renegociar o débito

Algumas instituições financeiras oferecem mais flexibilidade na hora de negociar as parcelas em atraso, principalmente num cenário de crise econômica. O conselho é sempre tentar negociar com o banco e verificar o que é melhor para as duas partes interessadas. Lembre-se sempre de verificar com atenção as cláusulas do seu contrato.

Vender o imóvel

É difícil se desfazer daquilo que é conquistado com esforço, mas quando as prestações se acumulam e não há mais como pagar, a melhor saída é a venda do imóvel. Muitas pessoas fazem de tudo para conseguir pagar as prestações e acabam se afundando cada vez mais nas dívidas, por isso, uma das saídas para quitar o financiamento de imóvel é vende-lo. Mas é necessário verificar se o custo do aluguel e outras despesas compensam. O mais importante é ter em mente que não há mal nenhum em adiar a compra da casa própria para um período mais estável nas suas finanças.

E você tem alguma dica de como renegociar o financiamento de imóvel? Deixe nos comentários e aproveite para visitar nosso site.

Leia também: Dicas úteis para fazer vistoria de imóveis

Fonte: Exame.

 

 

(Visited 3 times, 1 visits today)


Post relacionados

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.