Documentos para venda de imóveis: Quais são necessários?


Vender imóveis

Por: Chave Fácil | 29 junho 2015


Quando se trata da compra e venda de um imóvel não tem como escapar do processo de burocracia. Mas tudo pode se tornar mais fácil se o vendedor estiver com a papelada em dia. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os documentos necessários para venda de imóveis. Veja no post.

Lista com documentos para venda de imóveis

Quem deseja vender imóvel precisa deixar a documentação em dia para facilitar a negociação. Selecionamos os itens necessários, mas é preciso ficar atento porque a lista de documentos para venda de imóveis pode variar de um estado para outro.

Documentos do vendedor

  • Documentos de identificação: CPF e RG.
  • Certidão de casamento ou união estável: mesmo que o bem esteja apenas nome do vendedor apresentação da certidão é necessária.
  • Certidões negativas: De execuções fiscais estaduais e municipais que podem ser obtidas na secretaria de fazenda; ações criminais e cíveis obtidas no site da Justiça Federal; ações trabalhistas; quitação de tributos federais disponíveis no site da Receita Federal; interdição, tutela e curatela que devem ser obtidas no cartório de registro civil.
  • Certidão de situação fiscal/IPTU: normalmente disponibilizada pela prefeitura da cidade.
  • Certidão enfitêutica, que pode ser obtida pelo site do Serviço do Patrimônio da União.
  • Declaração de inexistência de débitos condominiais.
  • Certidão negativa de débitos em nome do proprietário.
  • Matricula de imóvel atualizada, que pode ser feita no cartório de registro.
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Documentos do imóvel a venda

  • Certidão de filiação vintenária do imóvel, feita 30 (trinta) dias antes, contados desta data.
  • Certidão Negativa Tributos Imobiliários atualizada relativa aos imóveis negociados, que pode ser expedida pelo município.
  • Atestados de inexistência de multas dos imóveis que podem ser expedidos pela competente municipalidade ou declaração equivalente.
  • Traslado ou cópias autenticadas dos títulos aquisitivos dos últimos 20 (vinte) anos referentes aos imóveis.
  • Cópia autenticada da folha de rosto do IPTU dos imóveis e comprovantes de pagamento das parcelas vencidas relativas ao imóvel.

Agora você já pode deixar a documentação da venda de imóvel organizada. Aproveite para visitar nosso site.

 

Fonte: Proprietário direto, Exame.

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