Você sabe escolher a cortina certa para os cômodos?

cortina

Dicas de Decoração

Por: Chave Fácil | 11 outubro 2017


A escolha das cortinas para os cômodos parece ser uma tarefa fácil, porém é necessário prestar muito atenção aos detalhes e critérios que orientam essas escolhas para cada cômodo e ambiente da casa. São vários os tipos, cores e preços e a escolha vai além de combinar um acessório com a decoração.

Para que ela serve?

A primeira delas é definir qual será seu papel: garantir a privacidade? Controlar a luminosidade ou ruídos externos? Ou apenas deixar o ambiente decorativo e bonito?
Na maioria das vezes uma a mesma opção de cortina não se adapta às necessidades de outro cômodo. No quarto, por exemplo, é interessante a janela estar com o modelo blackout, pois impede a entrada de luz e controla a temperatura do cômodo, forrada com tecido de poliéster mais espesso. Controla os níveis de filtros de luz, é aconchegante o que faz a qualidade do sono melhorar. Já na sala de estar, que é uma área de recepção, a cortina pode ser leve e clara.

Quanto ela vai medir?

Antes de ir à procura da cortina perfeita, você deve medir a largura e altura da janela isso é fundamental para determinar a quantidade certa de tecido. É recomendado deixar 20 centímetros de sobra para cada lado da janela, assim vai evitar excesso de claridade e ações do tempo como o vento.

Qual material escolher?

No mercado há uma infinidade de possibilidades, há materiais para cada tipo de situações. A escolha do tecido da cortina depende muito da proposta da decoração em geral. Por exemplo, se o objetivo é criar um ambiente belo e clássico, então à solução é vestir as janelas com seda. Por outro lado, se o cômodo tem um estilo mais descontraído e despojado, então o algodão ou a fibra natural são ótimas opções!
Na hora de escolher o melhor tecido, é importante avaliar o acabamento. Entre os tipos de tecidos que funcionam bem nas cortinas, vale destacar: algodão, linho, seda, voil, renda, fibras naturais, bambu, tergal e shantung.

Ela vai combinar com a decoração?

A cortina não atua sozinha na decoração de um espaço, ela precisa se harmonizar com o estilo dos móveis e com as cores que prevalecem na decoração. Se os itens de decoração do quarto como a roupa de cama é estampada, então a cortina deve ser lisa para não sobrecarregar o visual. O tom da cortina deve estar sempre de acordo com o restante da decoração, no entanto se estiver em dúvida lembre-se que cores neutras e claras se adéquam com mais facilidade a qualquer ambiente!

(Visited 9 times, 1 visits today)


Post relacionados

Comentários


O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.