Alta no mercado imobiliário gera oportunidades de investimento em imóveis de Curitiba

Números do Inpespar revelam aumento no ticket médio residencial comparado ao mesmo período de 2023; 70,6% dos imóveis foram negociados pelo financiamento.

Os dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) refletem o comportamento do mercado e apresentam um cenário positivo para investidores que buscam oportunidades na cidade. De acordo com os números, em janeiro de 2023, o ticket médio das vendas era de R$ 374 mil. Já em janeiro de 2024, o valor passou a ser de R$ 412 mil, um crescimento relevante para o período. 

“O mercado se movimenta de acordo com a lei de oferta e procura. Neste momento, a procura está alta. Isso, consequentemente, eleva o preço dos imóveis ofertados. Para contextualização, em Curitiba, dos 686 mil imóveis existentes, quase 60 mil estão disponíveis para venda. Isso representa 8,7% do mercado”, explica Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR. 

Na análise de formas de pagamento, em janeiro, o financiamento representou 70,6% dos negócios fechados. O índice ficou acima do maior resultado de 2023, registrado no mês de julho, com 70,4%. Para Josue Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR, os dados revelam que o mercado opera em alto patamar, com crédito disponível para os compradores. 

“O momento é vantajoso principalmente para os que pretendem investir em imóveis. A velocidade de locação está alta e, hoje, a rentabilidade é maior do que 10%, devido ao aumento do ticket médio dos imóveis. Assim, os que adquirem espaços para disponibilizar para locação podem lucrar no comparativo à valorização do imóvel”, pontua Souza. No último levantamento, a inadimplência se manteve em baixa, com 1,4%. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o índice de Vendas de Usados Sobre Oferta (VUSO) foi de 3,6%, resultado equivalente ao mesmo mês de 2023, que registrou 3,4%. “Diversos índices do Inpespar apontam para a manutenção da alta no mercado imobiliário. O VUSO, a valorização dos imóveis e a alta procura no início de ano nos trazem um cenário de expectativas positivas para 2024”, pontua Tomazini. 

Bairros mais procurados – As regiões mais buscadas variam de acordo com a finalidade do imóvel, o perfil dos compradores e o orçamento disponível. Em janeiro, com todas essas variações, o Centro permanece como o bairro mais buscado na cidade, com uma representação de 8,5% da procura. Portão (5,1%), Boqueirão (4,5%)

e Pinheirinho (4,5%) compõem a lista de regiões com mais negociações. Destaque ainda para Água Verde (4%), CIC (4%), Cristo Rei (4%) e Sítio Cercado (4%). 

O Portal do Chave Fácil não é apenas uma plataforma, é o epicentro da atividade dos corretores de imóveis do Paraná, unindo profissionais em busca do fortalecimento do mercado. Acesse nosso site para explorar todas as ferramentas e recursos disponíveis, e junte-se a nós nessa jornada de sucesso e crescimento. Juntos, podemos construir um futuro ainda mais promissor para o setor imobiliário. Conecte-se e faça parte dessa comunidade vibrante!