Apartamentos com Mais de 20 Anos Lideram Vendas de Imóveis Residenciais Usados em Curitiba

Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), 43,2% dos imóveis residenciais usados vendidos nos últimos 12 meses na capital paranaense têm mais de duas décadas de construção. Esse dado reflete uma preferência notável dos curitibanos por unidades mais amplas e com história.

A pesquisa também revelou que, independentemente da idade dos imóveis, os apartamentos de dois dormitórios foram os mais negociados, respondendo pelo maior volume de transações. Os apartamentos de três dormitórios e com mais de 20 anos de construção ficaram em segundo lugar em vendas no acumulado dos 12 meses.

Josué Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR, destacou que a preferência por imóveis mais antigos geralmente se deve ao fato de terem cômodos mais espaçosos, mas ressaltou a importância de verificar o estado de conservação antes da aquisição .

O levantamento também evidenciou a disponibilidade de crédito no mercado, com 70% das negociações planejadas para financiamento em julho. Isso sinaliza tanto a realização do sonho da casa própria quanto o reconhecimento das oportunidades de investimento no setor imobiliário, dada a alta velocidade de negociação e os baixos índices de inadimplência.

O presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Luciano Tomazini, destacou que o mercado se mantém em um patamar estável e alto. O índice de Vendas de Usados sobre Oferta (VUSO) em julho atingiu 4,5% para imóveis residenciais, mantendo-se consistente com a média dos últimos três meses.

Quanto à velocidade de venda, uma pesquisa demonstrou que as residências em condomínios fechados, por exemplo, levam, em média, 110 dias para serem vendidas, 23 dias a menos que no mês anterior. Apartamentos de um quarto e de dois dormitórios também tiveram tempos de venda mais curtos em comparação com os meses anteriores.

O mercado imobiliário de Curitiba continua a atrair compradores e investidores, com uma demanda notavelmente forte por imóveis usados, especialmente aqueles com um histórico mais longo de construção.