Monitoramento e cronograma de vistorias e adequações facilitam o trabalho dos síndicos

Prevenir acidentes pode até ser dever de todos, como diz a sabedoria popular, mas é função primordial do síndico — especialmente quando se trata dos condomínios. E isso é ainda mais verdadeiro em áreas comuns, como as de lazer, bastante utilizadas por crianças e idosos.
Essa prevenção passa, necessariamente, pela manutenção e cuidado com esses espaços, lembra a síndica profissional Cecília Fontes.
“O síndico, como gestor do condomínio, tem essa obrigação e ela está expressa no Código Civil”, destaca. “Ele deve providenciar a conservação e a guarda dessas áreas e zelar pela prestação dos serviços com total qualidade”, completa.
Há uma série de riscos associados à falta de cuidado com as áreas comuns. Quando se pensa em segurança em áreas de lazer, academias e playgrounds, os mais comuns, segundo a especialista, são pisos molhados, lisos ou desnivelados, madeiras soltas ou partes quebradas em brinquedos e equipamentos.
Em qualquer desses casos, o papel do síndico é fazer verificações contínuas, orientar e fiscalizar os funcionários e prestadores de serviço, solicitar vistorias de engenheiros especialistas e zelar pela segurança da comunidade condominial.
Cronograma e boas práticas
Cecília recomenda traçar um Procedimento Operacional Padrão (POP), documento entregue aos profissionais de limpeza e manutenção, que precisa ser revisado constantemente.
“Qualquer problema com equipamentos nas áreas de lazer deve ser imediatamente consertado após a vistoria”, reforça.
Para facilitar o planejamento, ela traz algumas dicas práticas de manutenção, de acordo com as áreas do condomínio:
Na piscina
Diariamente: verificação e limpeza superficial da água, das bordas e do filtro.
Semanalmente: aspiração, tratamento da água com produtos químicos e verificação dos equipamentos.
Mensal ou bimestralmente: análise detalhada da água e das condições dos equipamentos.
Anualmente: revisão completa da bomba, filtro e encanamentos.
No playground
Semanal ou quinzenalmente: limpeza geral dos brinquedos e do piso (areia, borracha ou grama).
Mensalmente: inspeção visual de parafusos, cordas, madeiras e estruturas metálicas para verificar desgaste, corrosão ou peças soltas.
Semestralmente: manutenção mais aprofundada, com reparos e substituição de itens danificados.
Nas quadras esportivas
Semanalmente: limpeza da quadra e verificação de redes e marcações.
Mensalmente: inspeção de equipamentos como tabelas de basquete, traves e alambrados.
Anualmente: repintura das marcações e, se necessário, do piso.
Na churrasqueira e salão de festas
Diariamente (após cada uso): limpeza de bancadas, churrasqueira e chão.
Mensalmente: limpeza de exaustores, manutenção de equipamentos de ar-condicionado e verificação dos sistemas elétricos e hidráulicos.
Bem-estar e acessibilidade para todos
Medidas como projetos de iluminação que aproveitam a luz natural, placas de sinalização por todo o perímetro, mobiliário ergonômico e ventilação natural contribuem para o conforto, a economia e a sustentabilidade são medidas que a síndica recomenda para melhorar o bem-estar dos moradores nas áreas comuns.
A NBR 9050, recorda, visa facilitar a vida dos moradores e visitantes. “É uma norma inclusiva, que garante a todos o direito de ir e vir com segurança, por meio de rampas de acesso, sinalizações adequadas e pisos antiderrapantes”, explica.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015 também determina que as edificações devem garantir condições adequadas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas áreas comuns. “Vejo que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas estamos avançando. E esses avanços em acessibilidade, segurança e bem-estar estão transformando a forma como vivemos e compartilhamos nossos espaços”, finaliza.