Equipamentos proporcionam mais economia para as administradoras e maior segurança para entregadores e condôminos
Nos últimos anos, síndicos e administradores precisaram aprender a lidar com o aumento das entregas de compras on-line. Segundo dados da eMarketer, empresa voltada para o segmento de comércio e marketing digital, 17,8% das vendas mundiais foram feitas em canais digitais em 2021 e, no ano passado, esse número saltou para 21%.
O aumento no fluxo de mercadorias que chegam diariamente aos condomínios exigiu atenção redobrada dos síndicos, especialmente para evitar problemas na recepção desses itens. Vale lembrar que o artigo 22 da lei 6.538/78 responsabiliza os gestores em caso de violação ou extravio de encomendas, pois juridicamente eles têm autorização de recebê-las em nome dos moradores. Nesse cenário, é comum que as portarias acumulem diversas mercadorias diariamente, com valores que podem ultrapassar dos R$ 5 mil ou R$ 10 mil. Em caso de extravio ou até mesmo furto ou roubo, os prejuízos causados ao condomínio podem ser irreparáveis às contas da administração.
De olho no comportamento de consumo das pessoas e nas necessidades dos condomínios, algumas empresas passaram a oferecer um serviço de armário inteligente ao mercado residencial. Esse equipamento permite maior praticidade para entregadores e condôminos, além de reduzir as despesas dos condomínios, já que elimina a necessidade de ter um responsável para receber e entregar as encomendas.
Com os armários inteligentes, o entregador coloca o item manualmente no local e o morador recebe a notificação no celular para receber a encomenda. Além disso, os armários inteligentes funcionam 24 horas, tornando possível que os condôminos recebam seus produtos em qualquer momento do dia, com segurança e praticidade. Outra grande vantagem é que a manutenção, atualização e assistência técnica dos equipamentos são garantidos pelas empresas locadoras do sistema.
Raquel Schramm, cofundadora da EntregaAli, uma das principais empresas que fornecem o serviço de aluguel de armários inteligentes no Brasil, acredita que o serviço de armários inteligentes pode ser utilizado em qualquer condomínio, desde que sejam analisadas as características individuais do local. “Os pequenos condomínios de uma torre só, por exemplo, já utilizam a portaria remota por uma questão de custo. Para eles, o armário inteligente também torna-se uma forma de economizar e garantir um bom serviço aos moradores No caso dos grandes condomínios, o volume de entregas se tornou uma grande dor de cabeça. Manter funcionários para fazer a organização dessas encomendas tem um custo elevado, especialmente se for um serviço 24h, por sete dias da semana”, explica.
A tendência é que o mercado neste segmento apresente um crescimento nos próximos anos. Segundo pesquisa realizada pelo SindicoNet, entre 2018 e 2021 houve um aumento considerável no número de condomínios que passaram a adotar a tecnologia da portaria remota, por exemplo, passando de 8,24% dos condomínios para 15,4% no período. Além desse fator, a dificuldade no serviço de recebimento das mercadorias em portarias presenciais também tem influenciado no aumento da procura.
“Os condomínios com portaria presencial notaram que seus funcionários ficam cerca de três horas do dia nesse processo, prejudicando o controle de acesso, que é sua principal atividade. Além disso, existe uma preocupação com a vulnerabilidade do recebimento presencial das entregas e da guarda dos bens dos condôminos. Por isso, hoje vemos que cada vez mais grandes condomínios optam pelo uso dos armários inteligentes para o recebimento, guarda, notificação e gestão das entregas”, finaliza.
Para a instalação de armários inteligentes, os condomínios devem atender a alguns requisitos importantes:
– Espaço coberto, com piso nivelado, de preferência em ambiente fechado;
– Tomada comum;
– Câmeras de monitoramento no local;
– Conexão Wi-Fi disponível, eliminando a necessidade de cabeamento.