Curso da Unihab, disponível de forma on-line, aborda noções básicas sobre o tema e, após conclusão, oferece certificação.
Ao decidir pela venda de um imóvel, os proprietários se veem diante de uma questão a ser resolvida: como definir o valor do bem? Nessa etapa, profissionais especializados na área precisam ser acionados para analisar todos os quesitos que definem o preço a ser estabelecido em cada caso, a depender da metragem, localização, estado de conservação e diversos outros fatores que influenciam no valor do imóvel.
Para atender a essa demanda, o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) elaborou o curso “Avaliação de bens imóveis”, disponível de forma on-line na plataforma da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab). Com carga horária de dez horas, a capacitação oferece um certificado de conclusão de curso.
Tópicos como o valor de mercado, o procedimento para a vistoria de um imóvel e as metodologias avaliativas são abordados nas aulas voltadas para profissionais do setor imobiliário ou ligados à área que tenham interesse em se especializar na avaliação de imóveis como casas, terrenos ou apartamentos.
Marcelo Medvid, engenheiro civil e sócio-diretor da Regression Tecnologia em Avaliações de Imóveis, é o professor responsável pela condução do curso e destaca os diferenciais do conteúdo, como a apresentação de um panorama geral das diversas metodologias avaliativas e normas técnicas.
“É uma oportunidade de observar as aplicações de uma plataforma on-line avançada que utiliza inferência estatística através de modelos de regressão, garantindo precisão e confiabilidade nas avaliações. O CastleR é o pioneiro nesse campo, desenvolvido na moderna tecnologia .NET Core, da Microsoft”, adiciona.
O professor ainda pontua que o curso básico é o primeiro passo para a construção de uma carreira nesse setor, já que os contratantes de serviços imobiliários demandam profissionais cada vez mais qualificados e preparados para realizar avaliações técnicas precisas. “No mercado de trabalho atual, é preciso mais do que apenas conhecimento superficial. A especialização contínua é o segredo para evitar erros graves que podem levar a processos e danos irreparáveis”, finaliza Medvid.