Bom relacionamento e comunicação assertiva são fundamentais para gestão de grandes condomínios
Com mais de 20 anos de experiência, Siomara Kaltowski conta quais são os principais conhecimentos e habilidades necessários para ser um bom síndico
Em busca de praticidade, segurança e conforto, muitos brasileiros escolhem viver em condomínios que oferecem estruturas robustas para atender muitas das necessidades da vida moderna. É por isso que grandes condomínios residenciais acabam sendo uma opção bastante viável e vantajosa dentro das cidades, especialmente de metrópoles.
Por se tratar de um ambiente plural, com características e recursos particulares, a gestão dos grandes condomínios é um mercado desafiador para síndicos, sejam eles profissionais ou moradores. Lidar com as diferentes opiniões e conhecer todos os detalhes estruturais do local é uma atividade ainda mais complexa quando ganha amplas proporções.
Para compreender os desafios da gestão de um grande condomínio, convidamos a coordenadora do Conselho de Síndicos do Secovi-PR, Siomara Kaltowski para um bate-papo. Além de se dedicar ao Sindicato, Siomara tem mais de 20 anos de experiência na sindicância e já se envolveu na gestão de condomínios com mais de 600 moradias. Confira a entrevista!
Secovi-PR: Conte-nos um pouco de sua experiência como síndica: há quanto tempo você trabalha na área? Qual é o seu trabalho atual?
Siomara Kaltowski: Minha primeira experiência como síndica foi nos anos 1990, ainda como moradora. São mais de 20 anos trabalhando como síndica, sendo 12 deles à frente de um dos maiores condomínios de Curitiba, com 640 unidades. Durante três anos, também gerenciei um de 320 unidades e hoje sou gestora de alguns condomínios menores. Recentemente, entrei em um com 412 unidades.
Secovi-PR: Quais são as principais atribuições de um síndico que trabalha dentro de um grande condomínio? Que desafios diários esse trabalho proporciona?
Siomara Kaltowski: Independente do tamanho do condomínio, as atribuições legais são sempre as mesmas. O grande desafio está na administração. Em condomínios de grande porte, o gestor precisa de conhecimentos em várias áreas, como financeira, gestão de pessoas e mediação de conflitos, por exemplo.
Secovi-PR: Como os aspectos socioemocionais, como a resolução de conflitos, bom relacionamento interpessoal e a empatia podem ajudar no dia a dia de um síndico?
Siomara Kaltowski: Os síndicos e síndicas têm o grande desafio diário de saber solucionar problemas, ouvir as pessoas, ser imparcial, analisar as questões de todos os ângulos e trabalhar com críticas, pois sempre terá que lidar com o estresse e necessidades dos condôminos. Ou seja, todos esses aspectos, assim como a comunicação assertiva, compõem cerca de 90% do sucesso na administração do gestor ou gestora.
Secovi-PR: Em grandes condomínios, é melhor que o síndico seja profissional? Que benefícios isso pode proporcionar para os condôminos e para a organização/gestão do condomínio?
Siomara Kaltowski: Atualmente, a figura do síndico ou síndica que era aposentado e cuidava da gestão em seu tempo livre está cada vez mais escassa, mas isso não quer dizer necessariamente que não funciona. Conheço muitos colegas que desempenham a função de síndico enquanto moradores há muitos anos e fazem isso com qualidade.
O fato é que as exigências dos condomínios estão cada vez maiores e aqueles que decidem fazer da sindicância uma profissão precisam estar atentos a formações contínuas e multidisciplinares para oferecer um trabalho eficaz e completo. Hoje, a maioria dos condôminos são profissionais de várias formações, que irão cobrar do síndico uma gestão efetiva. Seja profissional ou morador, essa pessoa deve saber lidar com os problemas que estão surgindo, com o universo digital e a diversidade de culturas. É bastante desafiador!
Como relatei, já atuei como síndica moradora de um grande condomínio e isso me deu uma bagagem importantíssima para saber administrar outros condomínios, inclusive um de 320 unidades como síndica profissional. Acredito que, sendo síndico profissional ou não, o segredo está na comunicação assertiva, em um conselho de moradores atuante e na boa relação com os colaboradores do condomínio.
Secovi-PR: E quando surgem situações delicadas de conflitos dentro dos condomínios, para quem o síndico pode recorrer?
Siomara Kaltowski: A Câmara de Mediação e Arbitragem do Secovi-PR é uma excelente opção para os casos em que o síndico não consegue mediar e encontrar a solução para o conflito entre os moradores.
Secovi-PR: Que dicas e conselhos você daria aos síndicos que pretendem se preparar ou se atualizar para exercer a função de forma mais profissional?
Siomara Kaltowski: Na minha visão, o primeiro passo é fazer uma autoanálise de seu perfil, identificando se você sabe trabalhar com resoluções de problemas e com tomada de decisões rápidas. Claro que o tempo vai ensinar e dar mais confiança para isso. Depois, é fundamental buscar cursos de capacitação ministrados por profissionais com experiência nas áreas referentes à condomínios. Trocas de experiências com colegas que tenham mais tempo no mercado também ajudam a aumentar a confiança do síndico mais novo na função, que muitas vezes fica assustado com tantas informações. Organização e boa comunicação é primordial para executar bem sua gestão, sejam com os funcionários, colaboradores e condôminos.
Para quem busca desenvolvimento e qualificação nessa área, o Secovi-PR, enquanto entidade que representa os condomínios, oferece excelentes cursos de capacitação por meio da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab). Essa é uma dica que vale não só para os síndicos, como também para quem trabalha em outras funções dentro de condomínios. É importante destacar que promover a atualização profissional para os colaboradores é uma forma de reconhecer e valorizar a importância deles para aquele ambiente. Para o síndico, seja morador ou profissional, os cursos também funcionam muito bem como um espaço de troca de experiências, enriquecendo o aprendizado.