Com a chegada do fim do ano, é hora de revisar equipamentos e reforçar os cuidados nas áreas mais movimentadas

O fim de ano costuma trazer mais movimento aos condomínios — seja pelas confraternizações, pelas visitas da família ou pelas comemorações nos salões de festas. Esse aumento na circulação de pessoas e no uso das áreas comuns reforça a importância de manter a segurança em dia, especialmente quando o assunto é prevenção a incêndios.
Um dos principais cuidados é a inspeção dos extintores, que deve ser realizada pelo menos uma vez por ano por empresa credenciada. Durante a vistoria, é feita a verificação da validade, pressão e selo de manutenção dos equipamentos. Caso a inspeção ainda não tenha sido feita em 2025, este é o momento ideal para agendar o serviço e garantir que tudo esteja em conformidade com as normas de segurança.
Além disso, vale redobrar a atenção em áreas de risco, como cozinhas comunitárias, salões de festas, churrasqueiras e depósitos, onde o uso de equipamentos elétricos e de gás é mais intenso. Manter os acessos desobstruídos, sinalizações visíveis e equipamentos em bom estado são medidas simples que fazem toda a diferença na prevenção de acidentes.
Com pequenas ações preventivas, é possível garantir que as festas de fim de ano aconteçam com tranquilidade e segurança para todos os moradores e visitantes.