Capacitação da Unihab, parte do Sistema Secovi-PR, garante conformidade fiscal na atuação corretores, intermediários, imobiliárias e construtoras

A conformidade fiscal é indispensável no setor imobiliário e a Declaração de Informações de Atividades Imobiliárias (Dimob) é uma obrigação acessória para diversas partes envolvidas nas transações imobiliárias. Para ajudar os profissionais a entender e cumprir essa exigência de forma eficaz, a Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), parte do Sistema Secovi-PR, oferece um curso on-line que aborda detalhadamente o tema, com o objetivo de preparar os participantes para declarar corretamente as informações exigidas pelo Fisco.

Lucio Tomaz, contador e professor responsável pelas aulas, explica que a Dimob foi criada pelo governo federal com o objetivo de buscar e coletar as informações das operações imobiliárias, como compra, venda, permuta, intermediação e locação de imóveis. “Essa operação ou essas operações são acompanhadas pelo Fisco. Tem o desdobramento de todo o trâmite legal no cartório, mas as pessoas que estão envolvidas indireta ou diretamente no processo são obrigadas a apresentar a declaração”, ressalta.

Para garantir que os dados sejam reportados corretamente, é necessário que todos os envolvidos que têm essa obrigação anual – desde os intermediários e corretores até as imobiliárias e construtoras – estejam preparados para apresentar as informações solicitadas. De acordo com o professor, o curso é direcionado para quem precisa alimentar sistemas com informações detalhadas ao longo do ano, garantindo que os controles estejam bem apurados para quando chegar a época de fazer a Dimob. O preparo é uma etapa fundamental para garantir o cumprimento das exigências legais.

Durante as 25 horas de aulas, os participantes podem compreender, além da obrigatoriedade do processo, os desdobramentos que envolvem o cruzamento fiscal. “A Receita Federal sempre quis controlar o comportamento do contribuinte, seja ele como pessoa física ou pessoa jurídica”, observa. Tomaz explica que esses cruzamentos ajudam o governo a verificar a evolução ou regressão patrimonial dos contribuintes com base nas declarações de imposto de renda e na contabilidade das pessoas jurídicas.

Mais informações em: https://lojasecovipr.com.br/produto/dimob-declaracao-de-informacoes-de-atividades-imobiliarias-3/