Fissuras nas paredes e vazamentos de gás: quem deve buscar soluções?

Universidade ligada ao Secovi-PR promove curso de capacitação sobre patologias construtivas; especialista alerta sobre as responsabilidades dos condomínios 

Desde fissuras nas paredes até vazamentos de gás, os sinais de patologias construtivas devem ser um alerta para que o morador busque um profissional qualificado ou, em casos de condomínios, o responsável pela administração para solucionar os problemas. Em janeiro de 2024, um jovem foi a óbito após uma explosão em apartamento pela suspeita de vazamento de gás em Ponta Grossa. Segundo o corpo de bombeiros, a explosão foi registrada no bloco com menos de cinco anos de construção e danificou cerca de 10 apartamentos.

Em casos como esse, Antonio Elias, engenheiro civil e palestrante parceiro da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), explicou que os síndicos e administradores devem ficar atentos em relação aos requisitos estabelecidos pela documentação requerida do sistema de gestão do condomínio. O tema foi abordado no curso Patologias Construtivas em Condomínios, na sede do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), em Curitiba.

“Quando se trata de instalação de gás, é indispensável que se tenha atualizado o documento ‘Certificado de Estanqueidade do Sistema de Gás’, pelo qual é atestado por uma empresa especializada que as instalações de gás das áreas comuns estão em conformidade e atendem a todos os requisitos de segurança. Já em áreas privativas, cabe ao síndico fazer um planejamento prévio de inspeção nos equipamentos instalados em cada unidade habitada e colocar em prática essas checagens”, detalha Elias.

Entretanto, a manifestação patológica não se encontra apenas em vazamentos de gás. De acordo com o especialista, ela é caracterizada pelos problemas construtivos existentes em um imóvel, que têm como principais causas projetos mal elaborados, falhas de execução e utilização de materiais inadequados. Por isso, se faz necessária a avaliação técnica especializada para definir os melhores meios de tratamento e evitar a evolução dos defeitos.

Nos conjuntos habitacionais, o palestrante orienta que, primeiramente, cabe ao responsável pelo condomínio estar atento aos prazos recomendados para a realização de inspeções técnicas, conforme preceitos estabelecidos pelas normas e legislação municipal. Porém, a responsabilidade de contratar um profissional ou uma empresa habilitada é do morador do imóvel e todo o processo deve ser acompanhando pelo síndico.

Ligada ao Secovi-PR, a Unihab oferece capacitações e cursos para profissionais que atuam no setor imobiliário e condominial. “Como representantes, nosso trabalho é sempre estar atento às atualizações e aos assuntos recorrentes do setor para que os profissionais tenham cada vez mais expertise e possam evitar problemas que aparecem com frequência na rotina. Por isso, é tão importante a parceria com palestrantes e a participação do nosso setor”, adiciona Fátima Galvão, vice-presidente de condomínios do Secovi-PR.

Você que trabalha no mercado imobiliário precisa conhecer O Portal Chave Fácil!

Nosso papel é promover o desenvolvimento do mercado imobiliário, buscando sempre soluções que beneficiem seus associados e aumentem, cada vez mais, a confiança do consumidor.

Siga nossas redes sociais como Instagram AQUI e Facebook AQUI e obtenha muita informação!


Anuncie aqui