Locação residencial cresce em Curitiba em fevereiro

    De acordo com dados divulgados pelo Inpespar (Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial), o mercado de locação residencial apresentou crescimento na cidade de Curitiba no mês de fevereiro. Foi registrado um aumento de 8,1 pontos percentuais(p.p) no número de contratos fechados em relação ao mês anterior.

    “Em comparação com fevereiro de 2022, quando o LSO ficou em 26,7%, tivemos uma pequena queda, de 1,3 p.p. Quando olhamos para 2021, no entanto, vemos que o crescimento foi de 3,9 p.p., passando de 21,5% para 25,4%. Importante ainda ressaltar que no ano retrasado não tivemos nenhum mês que atingiu o patamar de 25% e que 2022 como um todo foi um período extremamente aquecido, até mesmo atípico, eu diria”, afirma o presidente do Inpespar, Luciano Tomazini.

    Esses números são reflexo de um mercado turístico acolhedor, em que muitas pessoas estão optando por alugar imóveis em vez de comprá-los. Uma das principais razões é a economia causada pela pandemia, que tem feito muitas pessoas adiar a decisão de investir em um imóvel próprio.

    Outro fator que pode estar impulsionando o mercado de locação residencial em Curitiba é o aumento do número de estudantes que chegam à cidade para estudar em suas universidades renomadas, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Com isso, a demanda por imóveis para locação aumenta, principalmente nas regiões próximas às universidades.

    O mercado imobiliário em Curitiba tem se mantido forte, mesmo em tempos de crise econômica. A cidade possui uma boa infraestrutura e qualidade de vida, o que a torna um local atraente para investimentos em imóveis. Além disso, a cidade tem uma grande diversidade de opções de imóveis, que vão desde apartamentos até casas e sobrados de pequeno e alto padrão.

    Para quem procura um imóvel para alugar em Curitiba, é importante ficar atento às ofertas e às condições do mercado. Uma boa opção é contar com a ajuda de uma imobiliária ou portal imobiliário, que pode auxiliar na busca pelo imóvel ideal e na negociação do contrato de locação. Com o mercado aquecido, é possível encontrar boas oportunidades para alugar um imóvel na cidade.