Tempo determinado para resolução de cada caso e o processo 100% digital são alguns dos destaques do novo regulamento.
O Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), por meio da Câmara de Mediação e Arbitragem do Paraná (CMA-PR), lançou o novo regulamento de arbitragem com soluções mais eficientes e modernas.
As novidades foram apresentadas durante uma palestra ministrada pelo advogado especialista em mediação e arbitragem e responsável pelo novo regulamento, Asdrubal Júnior, que destacou alguns pontos como a perspectiva de um processo 100% digital para agilizar cada caso e o período de resolução, que deve acontecer entre 100 e 180 dias, tempo que não tinha determinado no regulamento anterior.
Um serviço não apenas para o setor imobiliário, mas para qualquer área que tenha interesse, a CMA já está há dois anos na busca de melhorias para o regulamento, já que o Brasil é o 2º país que mais utiliza das vantagens da arbitragem para solucionar disputas.
Levando em conta as vantagens em adotar a arbitragem, o especialista também trouxe os benefícios como a adoção de um caminho moderno pela busca do consenso das partes, liberdade de escolha do árbitro especializado no tema do caso, processo mais ágil, segurança jurídica, entre outros fatores que impactam na eficiência de cada resolução.
Há 25 anos, a CMA foi criada pelo Secovi-PR para solucionar de forma ágil e descomplicada conflitos de interesse. Liliana Tavarnaro, coordenadora da CMA, destacou a importância da Câmara avançar em tecnologia e mudanças para oferecer novas soluções para a população. “Tivemos um trabalho para analisar pontualmente cada parte do regulamento para que fosse de fato benéfico. Enquanto colocamos em ação toda essa mudança, esperamos que todos possam usufruir das melhorias”, afirma a coordenadora.
”Acreditamos que o novo regulamento do CMA será o mais completo e moderno do que temos aqui no Paraná. O papel do Secovi-PR é realmente oferecer serviços de qualidade não apenas para o mercado imobiliário, mas sim para todos que têm interesse em buscar esse tipo de solução”, completou em seu discurso durante o evento o presidente do Secovi-PR, Ricardo Toyofuku.
No interesse de atender as mais diversas áreas, entre as mudanças estão a ampliação do quadro de árbitros e a diversificação dos profissionais de diferentes áreas de conhecimento para resolver as demandas com mais qualidade.