Entre os dias 25 e 27 de março, o curso a ser realizado tem como foco a segurança e a análise de riscos em condomínios
No cenário atual dos condomínios, a atuação do porteiro vai além das funções de recepção. O profissional se tornou uma peça-chave para a manutenção da segurança, do bem-estar e da ordem nos ambientes residenciais. Pensando nisso, o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) elaborou o curso “Porteiro profissional: segurança, operações e emergências em portarias condominiais”, que será realizado entre os dias 25 e 27 de março, em Curitiba. O conteúdo detalhado contribui para capacitar os participantes que, ao concluírem a formação, estarão preparados para enfrentar os diversos desafios que surgem no dia a dia dos complexos habitacionais.
Marcelo Boza, um dos professores do curso, é técnico de enfermagem e segurança do trabalho, coordenador de Ações e Defesa Comunitária da Guarda Municipal de Curitiba e, ainda, instrutor da Academia Superior de Polícia Civil do Paraná e Academia Policial Militar do Guatupê. Com experiência prática, o especialista destaca que o porteiro é o primeiro agente da segurança de um edifício ou condomínio e que se este agente estiver atento e preparado para reconhecer o risco e souber como agir, o perigo diminui e os danos podem ser evitados ou minimizados.
Voltado para porteiros iniciantes ou que já atuam na área e pretendem se profissionalizar ou se atualizar, o curso aborda o papel essencial do porteiro dentro do condomínio, trazendo conhecimentos sobre aspectos legais da profissão, a convenção coletiva de trabalho e os documentos obrigatórios dos condomínios. As aulas auxiliam na compreensão do regimento interno e contribuem para habilidades como o gerenciamento do livro de ocorrências e o controle de ocupantes e correspondências, que são fatores essenciais para o porteiro que deseja agir com responsabilidade e eficiência.
Já no quesito “segurança”, Boza explica que as informações são voltadas à análise de risco e tomada de decisão em situações potencialmente perigosas. “O principal fator é identificar os pontos fracos e falhos na segurança local e propor ações corretivas. Depois, conhecer o ‘modus operandi’ dos agentes ameaçadores – seja humano ou natural – e reconhecer as vulnerabilidades das pessoas e ambientes, que levam-nas a se tornar vítimas. Desta forma, propor formas de reverter o quadro e torná-las mais fortes”, detalha.
Serviço
Curso “Porteiro profissional: segurança, operações e emergências em portarias condominiais”
Quando: 25, 26 e 27 de março, das 19h às 22h
Onde: Auditório do SECOVI-PR – Rua Doutor Pedrosa, 475, Centro – Curitiba/PR
Para mais informações, acesse: https://lojasecovipr.com.br/produto/porteiro-profissional-seguranca-operacoes-e-emergencias-em-portarias-condominiais-4/