Iniciativa oferece um espaço para avaliação conjunta de imóveis a serem disponibilizados para locação no mercado, com o apoio de dados do Inpespar
Em sua última edição do ano, o tradicional Pregão de Locação do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) reuniu profissionais do mercado para a avaliação conjunta de imóveis a serem disponibilizados para locação. Chamado de “Pregão de Natal”, o evento foi seguido de uma confraternização em um almoço com os participantes e um amigo secreto de presentes natalinos. O encontro teve boa adesão, com a presença de praticamente todas as empresas que fizeram parte das edições realizadas ao longo do ano.
Com a participação das imobiliárias, os profissionais podem apresentar, a cada edição, três propostas de imóveis a serem avaliados junto ao Comitê. Assim, no dia, essas avaliações são comentadas e abrem um espaço para o diálogo entre os participantes, o que resulta em discussões que agregam tanto para a imobiliária, aumentando as chances de locação do espaço analisado, quanto para o corretor, que se atualiza e embasa suas avaliações em dados reais do mercado e com o apoio do sindicato.
“O Secovi oportuniza esse espaço e esse serviço há muitos anos. O pregão oportuniza essa troca, que é a coisa mais importante, a troca de conhecimentos e de ideias sobre o assunto. Isso permite com que todos se atualizem constantemente de forma positiva e conjunta”, afirma Marilia Gonzaga, vice-presidente de Locação do Secovi-PR.
Entre os tópicos abordados ao longo do ano, temas como a importância da manutenção dos imóveis a serem disponibilizados para locação, a qualidade no atendimento ao cliente e a importância dos dados exclusivos do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inspespar) sobre o setor foram destacados nos pregões realizados ao longo de 2024.
Já entre os números analisados para balizar as avaliações feitas pelo Comitê, o Inpespar disponibiliza os tipos de imóveis locados, as localizações mais procuradas e, até mesmo, os preços por metro quadrado de cada região. Devido a esse detalhamento e precisão, a vice-presidente destaca a importância da participação dos profissionais e do envio das propostas: “quanto mais empresas participarem, melhor a gama de avaliações. Por isso, convidamos todos a fazerem parte do Pregão de Locação do Secovi-PR em 2025”.