Curso ‘Brigada de Emergência’, do Secovi-PR, irá apresentar técnicas importantes como a manobra de Heimlich e o uso correto de extintores
O Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) e a Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab) promovem, no dia 29 de abril, o curso “Brigada de Emergência”. O evento irá apresentar ao público técnicas importantes de primeiros socorros e combate a incêndios, como a Manobra de Heimlich e o uso correto de extintores.
A atividade será ministrada pelo bombeiro civil e sócio-proprietário da Padilha Treinamentos, Claudinei Padilha. O especialista aponta que o curso de brigada de emergência segue normativa do Corpo de Bombeiros (NT 017), que prevê a capacitação e o direcionamento de pessoas em instituições residenciais ou comerciais para a ocorrência de sinistros.
“Como bombeiro, gostaria que esse treinamento fosse disponibilizado em todas as escolas. Isso permite que qualquer pessoa possa dar suporte em situações de primeiros socorros. Dando como exemplo, recentemente, um casal de vizinhos retornou do hospital após o parto e o bebê, de três dias de vida, se engasgou com o leite materno. O pai bateu na minha porta com o bebê desfalecido e, então, eu apliquei a Manobra de Heimlich e pude salvar a criança”, explicou Padilha.
Dentro dos primeiros socorros, o curso irá apresentar aos alunos técnicas como abordagem primária, estancar sangramento, fazer remoção, desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar. Em diversos cenários, a capacitação tem grande importância para evitar ocorrências graves de saúde.
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 300 mil pessoas morrem anualmente por infarto, sendo que o atendimento imediato reduz em até 50% as chances de óbito. Já as informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, revelam que, todos os dias, cerca de 15 bebês de até 1 ano de idade morrem por asfixia causada por sufocação ou engasgo.
“Nesse mesmo treinamento, passamos as noções de combate a incêndios. Os alunos serão capacitados para combater o princípio de incêndio com extintores de pó químico, água e CO², habilitando o indivíduo a fazer esse combate em qualquer combustível. Também fazemos a orientação de linhas de mangueira, caso a localidade precise de linha de combate, com o aluno fazendo essa montagem e trabalhando com a água em obstáculos que postamos aqui”, complementa Padilha.
Levantamento do Instituto Sprinkler Brasil apontou a ocorrência de 2.222 incêndios estruturais no país em 2023. De acordo com a instituição, esse número equivale a uma alta de 8,9% na comparação com 2022 – quando foram registrados 2.044 casos.
“Incentivamos que não apenas condôminos e síndicos venham, mas também funcionários de limpeza, portaria e zeladoria, porque são essas pessoas que estão diretamente nas áreas comuns dos condomínios e, por isso, podem identificar previamente os sinistros. A portaria, inclusive, recebe muitas vezes o primeiro contato dos moradores sobre alguma ocorrência no condomínio”, finaliza o bombeiro civil.
As inscrições para o curso estão abertas no link e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (41) 3259-6032 ou pelo whatsapp (41) 99165-3737.