Fernando Willrich conduziu a exposição e destacou a importância do modelo para atender à demanda de qualificação de novos profissionais

Para apresentar ao público o novo programa de certificação, o SECOVICERT, o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) realizou no dia 2 de setembro um evento de lançamento na sede do sindicato em Curitiba. O modelo desenvolvido tem como foco o aprimoramento e o desenvolvimento dos profissionais do meio. Por isso, é destinado a síndicos, profissionais do setor imobiliário e pessoas em transição de carreira que almejam trabalhar na gestão condominial.

Fernando Willrich, advogado especialista em Condomínios e vice-presidente da BRCondos, a maior rede de administração de condomínios do Brasil, foi o responsável pela aula inaugural oferecida no encontro. Durante a exposição, o especialista discorreu sobre os tipos de síndicos e a importância da especialização e do conhecimento na área, por se tratar de um setor que lida diariamente com o público e com diferentes tipos de desafios.

Para ele, o SECOVICERT está sendo lançado em um momento propício para o setor. “O crescimento do volume de profissionais se dedicando à função de síndico traz a demanda por formação e qualificação para a profissão, que exige muito conhecimento, responsabilidades e inteligência emocional. Nesse cenário, uma certificação da atividade ainda não regulamentada, por assim dizer, é o melhor cenário. A entidade e o mercado fornecendo acreditação e reconhecimento aos bons profissionais”, comenta.

O presidente do Secovi-PR, Ricardo Toyofuku, esteve presente e destacou a importância do programa para o setor, além de agradecer a presença dos visitante que participaram de forma presencial e dos alunos que acompanharam o evento de forma virtual, já que a certificação possibilita a participação de profissionais de todo o Paraná. Já Carlos Eduardo Pereira, presidente da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), ressaltou o papel da plataforma como viabilizadora da iniciativa.

Claudio Marcelo Baiak, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), e Maria Cristina Toledo, vice-presidente do Secovi-PR também marcaram presença e destacaram a certificação como um movimento de inovação e um marco para o setor imobiliário e para as administradoras. Ao mesmo tempo, eles compartilharam depoimentos sobre a relevância de ter o sindicato como parceiro devido à chancela para os novos profissionais que serão formados durante os três meses de certificação.

Entre os visitantes, a síndica profissional Cecília Fontes enfatizou a importância de profissionais preparados para garantir a qualidade no mercado condominial, já que a ética e a conduta correta são alguns dos principais fatores necessários ao cumprimento da função. Por fim, Loureni Reis, gerente de Educação da Unihab, deu mais detalhes sobre o programa e ofereceu o suporte necessário para os alunos.

“O engajamento foi fantástico. O síndico profissional que já atua tem também muito a compartilhar e experiências para enriquecer o debate. O processo de ensino e aprendizagem é uma dialética e a nossa função como professores é abordar e propor os temas, além de orientar para as boas práticas de mercado”, complementa Willrich.