Apps de gestão, comunicação digital e ferramentas para pagamento online tornam a rotina do síndico mais eficiente, melhorando a administração e a experiência dos condôminos

Com infraestrutura complexa e grande número de moradores, muitos condomínios já funcionam como pequenas cidades. Por isso, exigem uma gestão cada vez mais profissional e eficiente. Com a velocidade da informação, a gestão desses espaços torna-se ainda mais desafiadora. Mas, a tecnologia pode ajudar a tornar esse trabalho mais produtivo e transparente, dois atributos fundamentais quando se trata de gestão condominial.
Para Hercules Figueiró, da F&F Administradora de Condomínios, o impacto da transformação digital vem sendo bastante positivo nesse mercado. “O que antes levava dias para ser comunicado aos moradores, hoje acontece em instantes, graças a ferramentas simples como o aplicativo de trocas de mensagens WhatsApp”, exemplifica.
Ele acredita, inclusive, que o próprio crescimento da profissionalização da função de síndico tenha a ver com a disseminação da tecnologia. Nas administradoras, o cenário é semelhante, acrescenta. “As ferramentas trouxeram ganho de escala, aumento da competitividade e a possibilidade de se destacar. Elas aumentaram a produtividade, reduziram custos com mão de obra e ampliaram a transparência dos serviços prestados”.
O que já existe
Além do WhatsApp, citado acima, já é comum que as administradoras tenham aplicativos de gestão condominial. É por meio deles que há uma comunicação oficial e podem ser disponibilizadas informações financeiras, documentos e contratos. Eles também servem como plataforma para agendamento de mudanças e reservas dos espaços comuns.
As administradoras ainda contam com plataformas de gestão; CRM, para gestão do relacionamento com o cliente; Kanban, para gestão de tarefas e projetos; plataforma de videoconferência; plataforma de registro de títulos e documentos.
“A verdadeira cereja do bolo são as plataformas de assembleias virtuais assíncronas, que permitem a realização das reuniões sem a necessidade de todos estarem conectados ao mesmo tempo. Essa inovação já se tornou indispensável para síndicos e administradoras que buscam uma gestão moderna e eficiente”, reforça.
IA já revoluciona gestão
Mas as inovações não param por aí: a inteligência artificial (IA) começa a ocupar espaço também na gestão condominial. “Recentemente, ouvi do meu amigo, Odirley Rocha, sobre o conceito do “mordomo virtual”, uma tecnologia capaz de mediar conflitos entre moradores, orientar infratores, enviar comunicados personalizados e até informar o condômino sobre questões específicas do seu condomínio ou da sua unidade (vencimentos de manutenções, seguros etc.)”, aponta.
Para os síndicos, ele prevê que essa ferramenta possa se tornar um assistente, avisando sobre o nível da caixa d’água, o funcionamento de motores e bombas, a ausência de colaboradores ou até o andamento de mediações internas. “O caminho natural é que essas inovações levem à centralização de todos os serviços em um único aplicativo, gerenciado por uma mesma empresa, o que trará mais eficiência e economia para os condomínios”.
Vantagem para os moradores
Para os condôminos, Hercules reforça que essas tecnologias proporcionam mais agilidade e qualidade nos serviços. Antes, qualquer informação dependia de documentos físicos que levavam semanas, às vezes até meses, para chegar às mãos dos moradores. Hoje, tudo é mais rápido, acessível e transparente por meio dos aplicativos. Exemplos claros disso são a facilidade em disponibilizar o livro de prestação de contas e a possibilidade de realizar assembleias virtuais com eficiência.