Em alta: Imóveis com mais de 20 anos estão fazendo sucesso no mercado imobiliário

 43,2% dos imóveis residenciais usados vendidos nos últimos 12 meses na capital têm mais de 20 anos de construção, aponta pesquisa do Secovi-PR.

No último ano, o mercado imobiliário de Curitiba viu uma tendência interessante: apartamentos com mais de 20 anos de construção, especialmente aqueles com três dormitórios ou mais, se destacaram nas vendas.

     •  De acordo com a Pesquisa do Secovi-PR, esses imóveis representaram 43,2% das vendas de imóveis residenciais usados na capital paranaense nos últimos 12 meses.

Mas o que levou a essa preferência?

A pesquisa revela que a demanda por unidades de maior metragem está em alta, refletindo na busca por espaços mais amplos. No entanto, é essencial ressaltar a importância do estado de conservação desses imóveis mais antigos, já que isso também influencia a decisão de compra.

     •  Apartamentos de Dois Dormitórios Continuam em Alta

Embora os apartamentos antigos de três dormitórios continuem liderando as vendas, os imóveis de dois quartos não ficaram para trás. Unidades com mais de 20 anos de construção representaram 11,4% das negociações no período, enquanto as construídas entre 6 e 10 anos compreenderam 8,9% das vendas.

Isso indica que há uma demanda contínua por apartamentos de menor metragem, muitas vezes mais acessíveis e adequados para famílias menores.

Josué Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR, destaca: “Esses imóveis mais antigos, geralmente, têm cômodos mais espaçosos! Mas, precisamos sempre estar atentos ao estado de conservação, pois esse também é um fator que influencia na aquisição”.

     •  Disponibilidade de Crédito e Investimento

O mercado imobiliário de Curitiba também se beneficia da disponibilidade de crédito, já que 70% das negociações em julho envolveram financiamentos. Isso indica que tanto aqueles que buscam realizar o sonho da casa própria quanto investidores interessados em imóveis para locação estão aproveitando as oportunidades oferecidas.

A alta velocidade de locação e os baixos níveis de inadimplência, que se mantiveram em torno de 0,9%, tornam a compra de imóveis para locação um investimento atraente.

     •  Estabilidade nas Vendas

Segundo Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, o mercado imobiliário de Curitiba permanece estável, mantendo-se em um alto patamar.

O índice de Vendas de Usados sobre Oferta (VUSO) em julho foi de 4,5% para imóveis residenciais, consistente com a média dos últimos três meses.

     •  Velocidade de Venda em Crescimento

A pesquisa também revelou que a velocidade de venda está aumentando.

Residências em condomínios fechados, por exemplo, levam em média 110 dias para serem vendidas, um decréscimo significativo em relação aos 133 dias de junho e aos 151 dias de maio.

Apartamentos de um quarto também mantiveram a média de 123 dias, enquanto apartamentos de dois dormitórios levam cerca de 125 dias para serem vendidos, uma redução de 14 e 32 dias, respectivamente, em comparação com os meses anteriores de junho e maio de 2023.

Isso demonstra que o mercado imobiliário de Curitiba continua a ser dinâmico e atrativo para compradores e investidores.

Acompanhe o Chave Fácil em todas as plataformas para mais conteúdos como esse. Não se esqueça de compartilhar essa notícia com mais alguém, o mercado imobiliário está em busca de pessoas que entendam do assunto.

Chave Fácil, a cara metade do mercado imobiliário!